top of page

Centro Acadêmico de arquitetura e Urbanismo USJT - CAAU USJT

Somos um grupo representativo que tem interesse em ser a ponte entre alunos, professores e Universidade, promover a integração e participação dos alunos através de eventos culturais, artísticos e acadêmicos, criando um ambiente propício à evolução e formação do estudante de Arquitetura e Urbanismo.


Temos como objetivo “contaminar” os futuros arquitetos pelo espírito de união, sentimento de propriedade para criarmos oportunidade de mobilizar o corpo docente para que participem ativamente nas negociações, reivindicações e exposição das necessidades dos acadêmicos.


Para a socialização entre os calouros e veteranos, promoveremos eventos sociais como Semana de Recepção, Semana de Arquitetura, divulgação e realização de festividades de interesse geral.

CAAU:  Uma Viagem Através do Tempo 

Pautando questões de permanência estudantil um grupo de alunos fundou o CAAU em 2005 afim de articular com a reitoria algumas necessidades dos alunos. Na época, a solicitação era para a disponibilização gratuita de uma máquina de plotagem para os alunos, tendo em vista o custo elevado da impressão de trabalhos, e o perfil socioeconômico dos alunos. Dessa forma, a São Judas resolveu atender a esse pedido, e assim surgiu o CAAU, com a logo inicial de uma mão.

​

O CAAU começou a se estruturar efetivamente, criando um estatuto simples com algumas divisões de cargos e diretrizes. Na época para participar do CAAU era preciso passar por um processo eleitoral, com formação de chapas, eleição com cédula e tudo.

​

Não se sabe ao certo os motivos, e nem a data, mas o Centro Acadêmico foi ficando desfalcado, até o momento em que se desfez, e permaneceu um tempo inativo.

​

Entre 2010 e 2014, um pequeno grupo de alunos decidiu reativar o CAAU. A princípio nesse período a gestão do CAAU não teve muita atividade.

​

Posteriormente, essa mesma gestão criou um logo novo, que é a fabriqueta que utilizamos até hoje. Foi escolhida pois ela remete a arquitetura industrial da Mooca, bairro que abrigava o curso de Arq e Urb da São Judas.

​

Perguntamos à membros dessa gestão o porquê da escolha da cor vinho, pois acreditávamos que era por conta do Juventus, time da Mooca (que tem essa mesma cor). E ficamos todos surpresos em saber que o real motivo da escolha era porque ficava bonito com cinza.

​

Além do logo novo e cores, o CAAU recebeu uma nova estrutura, agora como uma gestão horizontal de livre associação, sem processo eleitoral, para que dessa forma as pessoas pudessem permanecer por mais tempo. Dessa a instituição tinha maiores chances de sobreviver ao decorrer das gestões, e também para que todos tivessem voz ativa e pudessem ajudar de maneira igualitária.

​

Os primeiros grupos de trabalhos foram criados, eventos que era divido entre festas e viagens, produtos, entre outros. Cada pessoa dentro da frente era responsável por alguma coisa.

​

Com essa gestão a antiga coordenadora Paula decidiu ceder a Semana de Arq e Urb a Semana de Recepção para o CAAU, fazendo dos alunos a comissão organizadora fixa dos eventos mais importantes do curso.

​

Em 2017 decidiram acabar com a livre associação e fazer uma seleção de membros, para assim tentar reduzir a entrada de membros inativos. Essa medida não foi vista com bons olhos pela coordenação, pois havia um certo tom de “panelinha” (termo que a própria Paula utilizava).

​

Ainda em 2017 o logo do CAAU sofreu algumas alterações, a fabriqueta ganhou uma moldura e uma nova tipografia. Essa comunicação visual é a que utilizamos ainda hoje, com alguns poucos ajustes de proporção.

​

No início de 2018, antes da troca de gestão, foi decidida a criação de cargos de coordenação, para que os grupos de trabalho não deixassem de entregar assuas demandas. A ideia era deixar dois ou três coordenadores por grupo de trabalho. Além disso, houve a criação da frente de representação e a frente de marketing foi desmembrada entre: fotografia, mídias, produtos e artes.

​

Em 2020 por conta da necessidade de institucionalização e por questões estruturais o CAAU se torna uma hierarquia com presidentes e diretores. O estatuto é revisto, e cria-se uma frente administrativa, que entre outras funções, também estava à frente dos processos jurídicos para tornar o CAAU uma instituição de fato.

​

bottom of page