top of page

CRONOGRAMA DE PALESTRAS

thaisa site.jpg
felipe site.jpg
erika site.jpg
nabil site.jpg
pedro d site.jpg
Meu Vídeo.gif
Paula.jpg
kogan site.jpg

Thaisa Porfirio

A importância do TFG e Arquitetura

lugar e não lugar

DIA 18.08.2020

Hora 09h00

Nesta palestra você vai entender a relação e a importância do TFG de arquitetura, para o lugar [você] e o não lugar [o outro / o espaço]. Aproveitando a temática da teoria de Marc Augé sobre não lugares, Thaisa propõe uma reflexão e uma imersão para desvendar a relação do TFG para nós estudantes e para a cidade, e como poderemos superar os obstáculos e desafios pessoais e as exigências feitas pela faculdade.

Felipe Souza

Bem vindo ao Vale dos Homossexuais

DIA 18.08.2020

Hora 11h00

Tanto na produção arquitetônica quanto no desenho da cidade, a sociedade delimita uma ordem simbólica que automaticamente exclui aqueles que não se encaixam no padrão, seja ele de raça, gênero, sexualidade ou classe social, forçando-os a procurar (mas nem sempre encontrar) por lugares nos quais se sintam acolhidos, representados e livres. Nesse sentido, a Rua Augusta ganha destaque por ser testemunho das transformações sociais e liberdade de usufruto da urbanidade por grupos minoritários, como a comunidade LGBTQIA+, tornando-se assim, um recorte bastante instigante e rico dentro da discussão sobre arquitetura e representação simbólica na produção espacial.

Erika Almeida

“Arquiteto não descansa?” Uma reflexão sobre a saúde mental dos estudantes de arquitetura

DIA 18.08.2020

Hora 19h30

Nos últimos anos, o Brasil tornou-se líder mundial em transtorno de ansiedade e depressão. Porém, a cultura do aprendizado exaustivo ainda é presente nas Universidades Públicas e Privadas. Dentro desse contexto, alguns cursos seguem o mesmo estereótipo por décadas como o curso de Arquitetura e Urbanismo que, quanto mais se executa atividades acadêmicas e menos usufrui de sua vida pessoal, segue como sinônimo de um bom aluno e obviamente, excelente futuro profissional. A exigência de criatividade constante, execução de trabalho perfeito, competição entre colegas, críticas e julgamentos de profissionais e clientes, preocupação com projetos em andamentos seguido de prospecção de novas parcerias, entre outros, afeta a saúde mental dos profissionais e estudantes de arquitetura que já se expõem a essa rotina desde a faculdade. É possível encontrar o equilíbrio dentro dessa área tão exigente e estressante?

A gravação desta palestra não esta disponível

Nabil Bonduki
Sustentabilidade: transição ecológica nas cidades.

DIA 19.08.2020

Hora 09h00

A alteração do modelo de desenvolvimento urbano do país, em direção a cidades seguras, justas, equitativas, resilientes, sustentáveis, plurais e agradáveis de se viver, requer mudança nos paradigmas que orientaram a estruturação das cidades brasileiras no século XX.
A transição para um novo modelo de cidade requer inovações nas políticas urbanas que priorizem a sustentabilidade ambiental, a reforma urbana e o combate às desigualdades, sem desconsiderar os aspectos econômicos. Embora a atual conjuntura seja de resistência e de ações emergenciais, outros paradigmas que apontem para a cidade que queremos devem ser colocados no horizonte. Nessa palestra, trataremos de alguns deles.

Pedro Debiazi

Democracia e Cidade: Conhecendo o estatuto da cidade

DIA 19.08.2020

Hora 19h00

A palestra apresentará os principais instrumentos urbanísticos do Estatuto da cidade, discutindo desde os movimentos sociais que deram origem a medida de iniciativa popular que incluiu na Constituição Federal de 1988 os artigos 182 e 183 até a regulamentação dos artigos em 2001 com a publicação da Lei 10.257. A palestra é destinado a todos os interessados a conhecer um pouco mais sobre o Estatuto e sobre as demais políticas nacionais de desenvolvimento urbano.

Karina de Souza e Fernando Túlio

13a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

DIA 20.08.2020

Hora 09h00

A 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo assumiu como provocação central inicial a RECONSTRUÇÃO. Convidamos a repensar projetos, processos, espaços e práticas sociais, durante e depois da pandemia de COVID-19, a partir de eixos norteadores preliminares que guiam a organização deste evento: democracia, corpos, informação, memória e ecologia. O evento, que ocorrerá em 2022, pretende expandir sua dimensão democrática, entendendo que as manifestações múltiplas devem ser acolhidas e discutidas no evento.

Elen Maurmann e Paula Otto

Vida Flexível

DIA 21.08.2020

Hora 09h00

Como a pandemia irá afetar a forma como nos relacionamos com os espaços? Nessa palestra, iremos pensar sobre as possíveis novas relações entre as pessoas nesse universo virtual cada vez mais presente. Será que a arquitetura irá acompanhar a flexibilidade dessa nova vida? Analisando alguns dos nossos projetos, traremos a discussão sobre novas formas de trabalho (dentro das empresas e nas nossas casas).

Gabriel Kogan
A Relevância do Espaço Físico

DIA 21.08.2020

Hora 21h00

Propõe-se uma conversa aberta sobre a relevância do espaço físico dentro de um novo paradigma de relações sociais. A quarentena forjará um mundo ainda mais virtualizado ou nos chamará a atenção para a importância dos encontros físicos? A conversa se estruturará a partir de um apresentação inicial e um debate com os presentes.

© 2020 pelo CAAU São Judas. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • Branca Ícone Instagram
  • w-facebook
bottom of page